8 de dez. de 2010

As fases do narcisismo



O narcisismo é um investimento de libido no próprio eu que ultrapassa o auto-erotismo sendo assim um protetor positivo do psiquismo através de uma imagem de perfeição ou uma patologia que tem como sintomas a masturbação e o homossexualismo.

Auto-erotismo:
O auto-erotismo é uma fase da sexualidade infantil em que a criança não tem capacidade de diferenciar-se do mundo exterior, vendo o outro como uma extensão de seu corpo.
Diferencia-se do narcisismo porque a criança, sem consciência da sua individualidade, ainda não unificou uma imagem objetal de si mesma para onde possa direcionar sua libido.

Narcisismo primário: Eu-Ideal
Uma imagem objetal de si mesma foi construída e a criança está pronta para investir libido em si mesma. Nesta fase o bebê passa ter somente o eu como referência e vê o outro como uma fonte de prazer.

Narcisismo secundário
: Ideal-do-Eu
Depois de algumas feridas narcísicas como a castração e o complexo de Édipo(instauração do superego), a onipotência do eu foi gravemente abalada e o indivíduo não se vê mais como principal referência. A partir de agora cria-se um ideal–do-eu, que seria uma identificação estabelecida com um outro onde este outro torna-se a sua referência. A criança empenha-se em conquistar o amor de seu ideal investindo libido neste objeto, o que caracteriza a primeira fase o narcisismo secundário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário